Dia da indústria: a contribuição da indústria gráfica e o impacto ambiental do consumo de papel

No Dia da Indústria, é importante reconhecer a contribuição significativa da indústria gráfica para a economia global.

No Dia da Indústria, é importante reconhecer a contribuição significativa da indústria gráfica para a economia global. Este setor, muitas vezes não reconhecido, é importante na produção de uma variedade de produtos que usamos diariamente, desde livros e revistas até embalagens e rótulos.

 

A Gráfica LuriPress destaca especialmente a contribuição da indústria gráfica com seus diversos produtos fundamentais para a operação de muitas empresas.

 

Vamos explorar de que forma essa indústria desempenha esse papel relevante no mercado, com foco no consumo de papel e as notícias relacionadas à sua sustentabilidade ambiental.

Papel da indústria gráfica na economia e na sociedade

 

O Dia da Indústria tem suas raízes na valorização do trabalho e da produção industrial. Originou-se como uma homenagem aos trabalhadores e empreendedores que impulsionam o desenvolvimento econômico através da produção em larga escala. 

 

A Indústria Gráfica envolve a produção de diversos materiais, desde materiais de marketing passando por livros,brindes e embalagens ela está presente em quase todos os aspectos da vida moderna. Além do impacto econômico, a indústria gráfica também marca presença na cultura de forma significativa, preservando e disseminando conhecimento e arte.

 

Se isso não for suficiente, de forma direta a indústria gráfica emprega milhões de pessoas em todo o mundo e gera bilhões em receita a cada ano. Impressionante, não é mesmo?

Sustentabilidade na indústria gráfica

 

Quando pensamos na indústria gráfica, o consumo de papel é frequentemente o primeiro aspecto que vem à mente. O papel é uma parte integrante desta indústria, sendo usado em quase todos os ramos do setor gráfico. No entanto, o consumo de papel tem sido objeto de debate devido às preocupações ambientais.

 

Contrariamente à crença popular, a impressão não é tão prejudicial ao meio ambiente quanto se pensa. A indústria gráfica tem feito esforços significativos para reduzir seu impacto ambiental. Por exemplo, muitas empresas de impressão agora usam tintas à base de água em vez de tintas à base de petróleo. Além disso, a indústria do papel tem se esforçado para garantir a gestão sustentável das florestas.

 

A reciclagem também trabalha para minimizar o impacto ambiental da indústria gráfica. O papel é um dos materiais mais reciclados do mundo.

Consumo de papel atualmente

 

Recentemente, tem havido um aumento no foco da indústria gráfica em práticas sustentáveis. Estudos e pesquisas têm destacado os benefícios ambientais do uso de papel certificado e as inovações tecnológicas que estão tornando a produção gráfica mais eficiente e ecológica.

 

Olhando para o futuro, espera-se que a indústria gráfica continue a crescer e a evoluir. Inovações tecnológicas, como a impressão 3D e a digitalização, estão moldando o futuro da indústria. 

 

No entanto, também existem desafios a serem enfrentados, como a necessidade de garantir que o crescimento seja sustentável e ambientalmente responsável.

Gráfica LuriPress: Referência em impressão na Bahia

 

A Gráfica LuriPress é uma gráfica industrial referência no mercado da Bahia desde a sua fundação em 1994. 

 

Com um amplo portfólio de realizações e uma história de bons resultados, a LuriPress oferece uma variedade de serviços, incluindo a produção de livros, materiais de publicidade como folders, panfletos e cartazes. Impressos institucionais como  pastas, timbrados, embalagens, sacolas também são produzidos. Brindes úteis feitos em papel tais como agendas, calendários, cadernos, blocos especiais em formatos diferenciados são uma especialidade.

 

Nos orgulhamos em oferecer a melhor estrutura e atendimento consultivo que sua empresa pode encontrar. Além disso, a empresa está comprometida com práticas de impressão sustentáveis, fazendo esforços conscientes para minimizar seu impacto ambiental.

 

Nos siga no Instagram e LinkedIn