O marketing sustentável é uma abordagem cada vez mais relevante no mundo dos negócios. Empresas e marcas estão reconhecendo a importância de adotar práticas ecologicamente responsáveis para conquistar e fidelizar clientes.
Nesse contexto, a produção gráfica desempenha um papel fundamental na comunicação de valores sustentáveis. Vamos conhecê-los?
O que é marketing sustentável?
Vamos começar entendendo o que é o marketing sustentável.
Ele vai além de simplesmente promover produtos e serviços. É uma abordagem que considera os impactos ambientais e sociais, buscando criar valor a longo prazo. Empresas que adotam o marketing sustentável demonstram um compromisso genuíno com a responsabilidade e a ética.
Produção gráfica sustentável: como fazer a diferença
A produção gráfica envolve a criação de materiais impressos, como folhetos, cartazes, embalagens, rótulos, cadernos, livros e muitos outros que a criatividade pode desenvolver.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais a produção gráfica pode ser sustentável:
Escolha de materiais responsáveis
A maioria dos papeis que a indústria gráfica trabalha, são papeis certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), certificação florestal que promove a gestão florestal ambientalmente apropriada.
A utilização de materiais eco-friendly contribui para a preservação dos recursos naturais.
Aqui a criatividade também pode entrar em cena, para produzir inúmeros materiais em papel para o ponto de venda tais como displays, totens, cartazes, bandeirolas, e muitos outros.
Minimização do desperdício
A evolução tecnológica constante na área de produção gráfica, possibilita a adoção de práticas como a impressão sob demanda, na qual pode-se solicitar menores quantidades de impressos, evitando o desperdício e a necessidade de grandes espaços de estocagem.
Possibilidades de Reciclagem
Uma boa parte dos insumos da indústria gráfica é passível de reciclagem. As aparas de papel, as chapas de alumínio e até mesmo os impressos, são recicláveis.
LuriPress e produção gráfica sustentável
O trabalho realizado pela LuriPress demonstra como a produção gráfica pode ser sustentável. Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a nossa gráfica se destaca por:
- Utilizar tintas à base de água, reduzindo a emissão de compostos orgânicos voláteis.
- Investir em tecnologias que otimizam o uso de papel, minimizando o desperdício.
- Oferecer embalagens personalizadas e eco-friendly para seus clientes.
- Manter parcerias com empresas de reciclagem de resíduos
Marketing sustentável: tendência ou necessidade?
O marketing sustentável não é apenas uma tendência passageira; é uma necessidade para empresas que desejam construir uma reputação positiva e conquistar consumidores conscientes.
A LuriPress mostra que é possível aliar qualidade, criatividade e responsabilidade ambiental em sua produção gráfica, contribuindo para um mundo melhor.
Conte com a Gráfica LuriPress e opte pela sustentabilidade no marketing da sua empresa e contribua para um mundo melhor.
Trabalhos com médias e grandes tiragens, sempre focando na necessidade do cliente e não em desperdício.
Entre em contato com nossa equipe especializado e receba um atendimento consultivo com os nossos especialistas.