Um encarte é uma folha incluída como suplemento em revistas ou jornais, geralmente como publicidade paga, com o objetivo de dar maior destaque à mensagem do que ela teria se fosse impressa na própria publicação. Normalmente esses impressos são  envolvidos na dobra central de um caderno e colado na borda da encadernação. Os encartes não devem ser confundidos com as inserções (ou insertos), que são itens soltos, não fixados, que acompanham uma publicação.

Para chamar mais a atenção do leitor, as empresas produzem layouts impactantes e muitas vezes se utilizam de inovações como aromas, raspadinhas, e  até amostras de produtos anexadas ao impresso. Os supermercados e lojas de departamentos também usam encartes  para reunir produtos em ofertas ou que estejam em campanha de vendas para informar ao consumidor e dessa forma potencializar vendas. São os chamados de encartes de ofertas.

Abaixo, temos alguns exemplos de encartes, seus alinhamentos, tipos de colagens e formatos. Sabendo de mais possibilidades para a sua comunicação, agora é só se inspirar e deixar a produção com a gente!

bog1

Imagem: Livro Impressão & Acabamento