As principais diferenças entre a gráfica rápida digital e a indústria gráfica (offset) são o processo de impressão que cada uma utiliza, o tipo de demandas solicitadas e os prazos de entrega de materiais.

 

Uma gráfica rápida, como o próprio nome já indica, é uma empresa que tem o objetivo entregar serviços gráficos em um curto espaço de tempo. Utiliza copiadoras ou impressoras digitais à laser, similares às encontradas em escritórios e residências, só que com formatos maiores. Este tipo de empresa tem seu foco em atender pequenas demandas como impressão de documentos, boletos para pagamento, trabalhos de conclusão de curso, quantidades pequenas de impressos comerciais como cartões de visita, receituários e outros itens de papelaria como formulários e fichas. Como são quantidades menores, impressos com poucos itens de diferenciação e o próprio processo funcionar “do arquivo para o papel”, normalmente o prazo de entrega é rápido, podendo às vezes ser até no mesmo dia. As desvantagens da impressão em gráficas rápidas estão na falta de controle sobre a fidelidade de cores e limitações de formatos, tipos de papel e acabamentos.

Já uma indústria gráfica, ou gráfica offset, conta com máquinas bem maiores, que podem imprimir em média 7.000 folhas/hora, além de possibilitar grandes formatos de impressão. A qualidade é o principal atributo das impressoras offset e este tipo de empresa, atende às necessidades de quantidades maiores, com possibilidades de acabamentos e enobrecimentos como vernizes e cortes em formatos diferenciados. Devido ao processo de produção ter a necessidade de gravação de chapas (CTP), ajustes nos equipamentos de acordo com cada substrato e quantidades maiores, os prazos de entrega são mais prolongados.  Normalmente as demandas da indústria gráfica são livros, revistas, portfólios, folhetos e papelaria timbrada.  Hoje em dia, a maioria das gráficas offset conta também com impressoras digitais para atender de forma completa os seus clientes que precisam de menores quantidades eventualmente.

 

Existem também no mercado, impressoras digitais que simulam a impressão offset e permitem enobrecimentos como laminações, dobras e vernizes.  A vantagem das gráficas offset é a qualidade e controle de cores, formatos de impressão maiores, além da possibilidade de diversos enobrecimentos tipos de substratos.

 

Os dois métodos de impressão são importantes e úteis, mas cada um apresenta vantagens específicas em função das necessidades de cada projeto.  Quer tirar suas dúvidas e escolher o melhor sistema de impressão? A Gráfica Luripress tem offset, digital e consultores prontos para lhe atender! Fale com a gente!  atendimento@luripress.com.br