A prova de cor permite verificar a aparência geral de um material gráfico, da maneira como ele ficará quando impresso e assegura que não haja defeitos na reprodução de cores e imagens.

 

Mas o que exatamente estas provas significam para o resultado final? A prova de cor é considerada um protótipo do material, porém feita em papel especial através de impressoras calibradas de acordo com a máquina offset ou digital da gráfica. Sendo assim, servem para analisar a parte técnica do projeto, o que evita possíveis problemas nas etapas finais de produção.

 

O processo para geração da prova começa na calibração da impressora de prova, que é feita a partir da curva de cor produzida pela impressora da empresa, que deve estar ajustada em padrões de cor com base em normas técnicas. Diante disto, é importante saber que a prova de cor é a amostra do que a impressora offset ou digital da gráfica é capaz de produzir, de acordo com os ajustes feitos no processo de gerenciamento de cores.

 

Ou seja, uma prova feita na Gráfica A, não pode ser usada como referência de cor para uma Gráfica B, pois os ajustes da impressora offset podem ser diferentes.

 

Lembre-se: toda prova de cor deve ser verificada minuciosamente, já que esta é a garantia contra erros que podem resultar em problemas na impressão final. A Gráfica LuriPress trabalha de maneira criteriosa, oferecendo provas de cor, por acreditar que na hora de escolher uma gráfica, o cliente deve levar em conta este diferencial que garante a entrega de um resultado final satisfatório. Concorda? Solicite seu orçamento através do contato@luripress.com.br