Entender a importância de se definir uma ordem de impressão para cada uma das cores da escala CMYK requer mais do que simplesmente conhecer a ordem das chapas. É fundamental entender técnicas de impressão sobreposta para garantir a qualidade final de um impresso.

Na impressão padrão, o magenta vem depois do ciano, portanto, o ciano não pode sobreimprimir o magenta. O preto porém, é a última cor a ser impressa e, por isso, pode sobreimprimir o amarelo, o magenta e o ciano. Já ao utilizar o verniz, você também precisa considerar se o acabamento especial será sobreimpresso ou se será feita reserva de cores.

Para facilitar o entendimento de alguns termos citados acima, segue breve explicação sobre o que significam os que estão grifados em negrito: reserva de cores refere-se à técnica de deixar um espaço em branco na camada inferior de tinta para que uma imagem impressa sobre a mesma não sofra modificação de cor. Já a impressão sobreposta ou sobreimpressão é uma técnica que se dá quando uma cor é impressa por cima de outra.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as técnicas que garantem impressões de qualidade na Gráfica LuriPress.

Informações tiradas do livro: Impressão & acabamento, do Gavi Ambrose e Paul Harris.