Coated em português significa revestido e Uncoated significa não revestido. Em produção gráfica, estes termos servem para nomear os tipos de papel: o papel COATED  passa pela aplicação de cobertura com uma camada de adesivo, pigmento, caulim, látex, carbonato de cálcio e outros ingredientes secundários para dar maior uniformidade à sua superfície. No Brasil este tipo de papel é também conhecido como Couché, um papel de melhor qualidade para impressão. O papel UNCOATED, ou sem revestimento, não passa por este processo e apresenta a superfície menos uniforme. São exemplos o papel off-set, reciclato ou kraft.

A impressão no papel Coated apresenta cores mais uniformes, menor suscetibilidade a manchas e um leve brilho próprio. Já no papel uncoated, as cores se apresentam mais opacas, menos vívidas e dessaturadas.  Por conta das especificações acima, pode haver diferença considerável na aparência das cores impressas nos papéis, revestidos ou não. Para não haver surpresas, a Pantone apresenta as cores nas duas formas. Para as cores impressas em Coated, a referencia é o numero da cor, acrescido de C e para representar as cores impressas em papel Uncoated  é o mesmo numero da cor, porém seguido de U.

Na hora de produzir o seu material é necessário escolher a escala Pantone correta, de acordo com o tipo de papel que será utilizado na impressão. Dessa forma você será capaz de prever qual será a cor mais próxima do resultado final de seus impressos.

É importante estar atento a estas especificações para garantir um ótimo resultado para o seu impresso. Se tiver dúvidas, conte com os especialistas da Gráfica LuriPress. Teremos o maior prazer em atendê-lo!