Início » Conteúdos » Acabamento gráfico: como escolher o ideal para um projeto?

Acabamento gráfico: como escolher o ideal para um projeto?


 

Acabamento gráfico e enobrecimento das peças gráficas são detalhes inseridos na impressão de produtos para proporcionar maior visibilidade e reconhecimento a marca.

Acabamento gráfico é um processo que enobrece o material impresso. Os recursos podem proporcionar maior visibilidade e reconhecimento da marca, transformando um simples impresso em um folheto de apresentação chamativo.
Existem diversas opções de acabamentos no mercado da impressão, porém os principais são:

Verniz UV Total

A aplicação de verniz total é feita em toda a superfície do impresso que passará a ter uma camada de proteção com aparência brilhante ou levemente fosca.

 

Verniz UV Localizado 

O verniz localizado ressalta uma parte do impresso e propõe uma ideia de diferenciação ao material. A área que recebe o beneficiamento com o verniz fica mais brilhante, contrastando com as demais partes foscas.

 

Hot Stamping 

Com detalhes metálicos prata ou dourado o hot stamping tem um resultado altamente refinado, o acabamento é um tipo de laminação feita com a compressão de uma folha metalizada por uma chapa quente.

 

Laminação

A laminação é o processo de “encapar” o impresso cm uma camada plastificada, podendo ser fosca ou brilhante. Esse acabamento permite maior durabilidade e um toque refinado ao impresso.

 

Dobra Automática

É um processo de dobra automatizado. Existem diversos tipos de dobras, porém os mais usados são: Sanfona, Carteira, Cruz e Central.

 

Corte e Vinco 

É um processo de acabamento final no material gráfico já impresso ou em material sem impressão. No caso de corte a faca terá lâminas para cortar o material, vinco para dobras e até serrilhas para destacar ou dobrar.

 

Relevo

Neste tipo de acabamento, é criada uma sensação totalmente única ao toque, podendo ser feito o relevo alto ou profundo, o que significa que o papel será “marcado” de forma a ocasionar a tridimensionalidade para cima ou para baixo, dando uma espécie de textura ao papel.  É o detalhe ideal para quem quer oferecer um diferencial para a sua peça gráfica, mas, ao mesmo tempo, não quer algo que chame muita atenção ou passe uma imagem muito ousada.